2 de janeiro de 2017

ReVIVENDO [ERASED & ReLIFE]

ERASED
Título Original: Boku Dake ga Inai Machi
Gênero(s): Drama, Fantasia, Mistério, Suspense
Demografia: Seinen
Estúdio: A-1 Pictures
Ano(s): 2016
No. de Episódios: 12

*** (Merece Ser Assistido)

O anime conta a história de Satoru Fujinuma, um mangaká de 29 anos que também trabalha como entregador de pizza, apesar de talentoso não consegue criar conexão com seus personagens, por isso sua carreira continua estagnada. Ele possui o poder de voltar alguns minutos no tempo quando há uma situação que coloque sua vida ou vida de alguém ao seu redor em risco, que ele chama de "Revival". Após um série de eventos sua mãe é assassinada e ele se ver não só voltando alguns minutos, mas sim 18 anos, até a época em que era um estudante do ensino fundamental, pouco tempo antes que um série de assassinatos de crianças ocorreram na sua cidade. Tendo em mãos as informações que podem salvar as crianças e também um homem que provavelmente foi condenado injustamente, ele irá se unir as outras crianças para proteger a todos e pegar o assassino.

A maior parte do anime é focada na primeira vítima do assassino em série, Kayo Hinazuki uma garota solitária, que constantemente falta as aulas, Satoru prontamente se aproxima de Kayo, e quanto mais ele sabe sobre ela mas dúvidas são levantadas sobre a potencial identidade do assassino. O ritmo provinciano da cidade em que ocorrem os fatos, cria um tensão por si só, todo mundo conhece todo mundo, todos sabem onde todos moram e conhecem os hábitos e horários dos outros moradores. Kayo é abusada fisicamente por sua mãe e o namorado dela, o que faz Satoru se sentir impotente, já que mesmo que alguns adultos saibam sobre os abusos nada fazem. Satoru se torna um guardião pra Kayo, mas ele poderá proteger ela o tempo todo?

Em muitos momentos a série lembra um filme, o tom de mistério e animação são pontos altos da série. Mesmo tocando em pontos sérios, como violência familiar e tendo um bom desenvolvimento de história, muito são os pontos fracos da série; o final mesmo baseado no mangá é muito fraco, a série é uma copia bem clara de Efeito Borboleta, se sua referência é um filme medíocre, não tem como você esperar uma obra-prima, os constantes retornos no tempo, criam um distanciamento não saudável da realidade, ERASED é uma boa experiência, mas não é mais que puro entretenimento, as conexões com a realidade não vão muito além de mostrar violência doméstica como eu já falei, você não vai se pegar refletindo sobre o que viu.


ReLIFE
Gênero(s): Comédia, Drama, Ficção Científica, Romance, Vida Escolar
Demografia: Seinen
Estúdio: TMS Entertainment
Ano(s): 2016
No. de Episódios: 13

*** (Merece Ser Assistido)

ReLIFE conta a história de Arata Kaizaki, um homem de 27 anos que está desempregado, e que atualmente ganha dinheiro fazendo bicos. Um dia um homem misteriosos chamado Ryo Yoake lhe dá uma oferta de emprego. Mas ele terá antes de servir como cobaia para uma um experimento científico chamado ReLIFE, uma experimento que vai rejuvenescê-lo por 10 anos e também terá que voltar ao ensino médio. O experimento serve para consertar de alguma maneira o que deu errado na vida da cobaia.

Diferente de ERASED que o personagem principal efetivamente volta no tempo, aqui a apenas o corpo do personagem principal é que muda, o que faz essa segunda chance servir apenas para ele, não terá a heroica tarefa de mudar o passado, diferente do idealista ERASED, mas em ambos os casos, são adultos em corpos mais jovens. Os personagens que estão ao redor de Arata são mais velhos que os de ERASED, o que da uma outra dinâmica a serie para bem e de certa maneira para o mal dela. ReLIFE é bem mais leve que ERASED, mais ainda assim o drama está bem presente e é bem mais palpável que um assassino em serie rodeando um escola de crianças. Vemos temas realmente relevantes no dia a dia como desemprego, bullying, a perda de perspectiva, a reação à morte de alguém próximo e abusos relativos ao trabalho.

Mas por outro lado, o drama em ReLIFE, também tem suas falhas, quando a obra tenta mostrar o drama da adolescência, as piores partes dela aparecem, o autor simplesmente não soube trabalhar bem esse aspecto, mas de uma maneira geral ReLIFE é um anime bem competente, mesmo muitas caindo nos clichês de anime colegial, o final também te deixa querendo mais, poucas vezes fiquei tão interessado em acompanhar o mangá após assistir o anime quanto fiquei com ReLIFE. E por fim, entre os dois animes citados no post, considero ReLIFE levemente superior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário